De acordo com o último boletim epidemiológico de Influenza, divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a Região Central tem mais três casos confirmados de Gripe A.
São Gabriel, que até a semana passada tinha seis casos registrados de Influenza, agora tem sete (seis de H1N1 e um de H3N2), tendo um desses resultado na morte de um idoso de 71 anos, em 11 de maio. Caçapava do Sul e Cruz Alta, que ainda não tinham apresentado nenhum caso de gripe neste ano, agora possuem um caso confirmado de H1N1 cada.
A assessoria de comunicação da SES, no entanto, não soube informar mais detalhes sobre os casos e informou à reportagem do Diário que, a partir de agora, "a área técnica da secretaria especializada na elaboração do boletim e do estudo dos casos está se dedicando a esmiuçar e divulgar apenas os casos mais graves (com óbito)".
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Caçapava do Sul, o primeiro caso no município é de uma paciente idosa, de 87 anos. Ainda conforme a assessoria, a idosa foi diagnosticada com o vírus H1N1, mas acabou falecendo na semana passada por outras complicações, ou seja, a morte não estaria diretamente relacionada à Gripe A. Ela estava internada no Hospital Dr. Victor Lang. De acordo com a infectologista Sandra Bairros, da prefeitura, outras seis pessoas estão fazendo uso de Tamiflu por precaução (duas dessas pessoas seriam cuidadoras da idosa que faleceu). Além disso, a Vigilância Epidemiológica já emitiu um aviso às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias de Saúde da Família (ESFs), hospital e policlínica para que façam os testes para identificar a doença em pacientes que apresentem os sintomas.
Já em Cruz Alta, o paciente é uma criança (a idade não foi divulgada) que foi vacinada contra a gripe, ficou internada mas já teve alta na semana passada, conforme informou a Vigilância Epidemiológica do município. Não há outro caso suspeito na cidade.
Além desses três municípios, Santa Maria também faz parte das cidades da região com confirmações do governo do Estado. Na última sexta-feira, o boletim havia apontado o terceiro caso de Influenza A (H1N1) na cidade - que contabiliza, também, um óbito de uma idosa de 61 anos, ocorrido em 25 de julho. No entanto, a Vigilância em Saúde de Santa Maria afirma não ter recebido a notificação de um novo caso de Gripe A até o momento.
Com isso, a Região Central já concentra 12 casos de gripe em 2019, sendo 11 de Influenza A (H1N1) e um de Influenza A (H3N2).
No Estado
Até o dia 10 de agosto, o Rio Grande do Sul registrou 33 mortes por Gripe A (cinco a mais em relação ao último relatório). No mesmo período do ano passado, eram 82 mortes por Influenza no Estado. Até agora, são 245 casos confirmados de Influenza.
Apenas casos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (em que o paciente é hospitalizado com quadro febril, tosse ou dor de garganta e dificuldade respiratória, com suporte de oxigênio) são notificados.